Novidades
Etapas para a Certificação de Qualidade ISO
A qualidade dos produtos e serviços sempre foi um dos principais objetivos da Phloraceae Farmácia de Manipulação. Por este motivo é que foi certificada em 2004 com o selo do Sistema da Qualidade – NBR ISO 9001:2000, concedido pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini. No entanto a conquista e a manutenção desse certificado exigem um trabalho de melhoria contínua desde o desenvolvimento de produtos até o aperfeiçoamento de processos, buscando sempre a satisfação do seus clientes. Este trabalho, desenvolvido pela Phloraceae e certificado pela Fundação Vanzolini, foi resultado de um processo dividido em diversas etapas. Conheça resumidamente cada uma destas etapas e compreenda por que não é tão simples obter uma certificação internacional de qualidade.
Etapa 1 - Definição do Método de Implantação
A implantação da ISO 9001 em uma empresa pode ser realizada por meio de uma consultoria especializada ou através da contratação de um profissional experiente. No caso da Phloraceae ela optou pela Fundação Vanzolini, com larga experiência no mercado e um trabalho reconhecido internacionalmente.
Etapa 2 - Definição de uma equipe responsável pela implementação
Seguindo a orientação da consultoria, uma equipe é formada na empresa para coordenar e supervisionar a implantação do sistema da qualidade. Esta equipe deve conhecer todas as atividades da empresa, dominar os processos administrativos e comerciais, ter visão sistêmica, ser organizada, detalhista, metódica e proativa.
Etapa 3 - Diagnóstico inicial
Com um tipo auditoria inicial é feito um diagnóstico reunindo todas as informações relevantes para a implantação de um sistema de gestão da qualidade. Na sequência é desenvolvido um plano de ação com cronogramas e proposições de melhorias nos processos da empresa de acordo com a norma ISO.
Etapa 4 - Implementação do plano de ação
Seguindo o plano de ação apresentado, a empresa deve envolver plenamente seus colaboradores para implementar todas as melhorias propostas, sempre seguindo os requisitos da norma ISO 9001. Para tanto são realizados treinamentos que alinham os funcionários ao novo sistema de gestão da qualidade.
Etapa 5 - Auditoria Interna
Também chamada de pré-auditoria, esta etapa permite que sejam verificados erros na documentação ou nos processos. Como não tem caráter oficial aponta mais tranquilamente todas as ações que precisam ser corrigidas preparando, assim, a empresa para a auditoria de certificação.
Etapa 6 - Certificação
A consultoria especializada envia previamente um Plano de Auditoria à empresa informando quais processos e áreas serão auditados, bem como um cronograma de realização. Na sequência uma equipe de auditores realiza a auditoria de certificação na empresa, elaborando ao final um relatório que é enviado a uma comissão técnica na Fundação Vanzolini, no caso da Phloraceae.
Somente com o parecer favorável desta comissão e com a deliberação positiva por parte da consultoria especializada é que a empresa recebe o certificado com validade definida. Ao final desse processo defini-se também o cronograma para futuras auditorias de supervisão e recertificação.
Todo este processo pode levar mais de um ano para ser implantado, no entanto a melhoria em todo o sistema de gestão traz benefícios principalmente para os clientes, pois tem a garantia de qualidade de produtos e serviços dentro de padrões internacionais.